quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A DESONESTA ARTE DE DESQUALIFICAR PARA TENTAR TER RAZÃO

A DESONESTA ARTE DE DESQUALIFICAR PARA TENTAR TER RAZÃO

I.              Desqualificar as manifestações de ontem taxando-as de "midiáticas" não me parece exatamente correto já que os comícios das Diretas Já e as marchas dos Cara Pintadas também não deixaram de ser midiáticas e o perfil dos manifestantes da época não era muito diferente do de ontem.

Eu quero ver é os argumentos do PT e do governo para a enorme, imensa discrepância entre o numero de pessoas que foram para as ruas contra e as que foram pró PT e governo...

Sabe o que eu acho? É que a massa que vota em peso no PT é a imensa massa miserável e ignorante que não vai para as ruas e que vota no governo em função da velha e demagógica politica coronelista do clientelismo e do populismo, que há séculos mantém a massa miserável sempre miserável e ignorante para poder trocar seus abundantes votos por cestas básicas, telhas, tijolos, e promessas que nunca são cumpridas.

Afinal porque será que dinheiro para copas do mundo e olimpíadas sempre aparecem de forma rápida e farta enquanto escolas, universidades e hospitais apodrecem???

E você pensa que se mudar o governo e o partido vai ser diferente? Pensa que PMDB e PSDB vão fazer diferente??? 

Se fosse para mudar, o PMDB e o PSDB teriam mudado no passado, pois tiveram tempo prá isso, e o PT com 4 governos também teve, e nada de fato mudou.

Só mudou fachada, maquiagem, embalagem, como sempre tem sido desde Floriano Peixoto...

Claro que PT, PSDB e PMDB fizeram coisas boas, mas mudar efetivamente o sistema doente, mudar o jeito corrupto e injusto de governar, mudar a ideologia de dominação e de desigualdades (sem ditaduras!) ninguém realmente mudou, e não foi falta de tempo nem de fundos, foi falta de interesse e de vontade e uma falta crônica e aguda de ética e de moral.

II.             Desqualificar as manifestações de ontem porque os manifestantes eram a "elite branca" comprometida com a Globo e com o PSDB parece um exagero deliberado e tendencioso, na medida em que a elite não é tão grande assim (classe média agora também é elite?), com certeza uma boa parcela dessa galera votou em alguma eleição no Lula ou na Dilma e com certeza uma grande parcela estava contra a corrupção independente de governo e de partidos (não foi legal ver o Aécio e oAlckimin vaiados?).

Não deixa de ser engraçado ver elite acusando elite de ser elite. Claro que também tinha gente que queria Bolsonaro e os milicos de volta, mas vamos esperar que estes sim sejam minoria.

Mas o fato é que "por acaso" (acaso o cacete, por escolha da maioria na época) o governo vigente é do PT, mas se fosse de outro partido (tipo PMDB ou PSDB) neste atual quadro absurdo de decadência moral e ética na politica, muito provavelmente as manifestações seriam iguais (e com o PT apoiando, claro).

E é engraçado quando o Lula e a Dilma enchem a boca para falar que a classe média cresceu porque com os governos do PT o pobre ascendeu.

Afinal, se ontem as passeatas eram da elite, e classe média parece também ser considerada elite, afinal ser elite é bom ou ruim, já que o PT se orgulha de ter alçado à classe média, ou seja à elite, um montão de gente que era pobre?

Claro que a corrupção não começou nem piorou com o PT (êta povinho de memória fraca... lembra Sarney, Collor, FHC?), apenas como o PT parecia trazer uma proposta de ser a antítese disso tudo aí, a indignação, a decepção e a revolta ficaram maiores, porque a tamanha incoerência foi muito inesperada e impactante.

E outra coisa, antes, quem roubava e corrompia era só rico (desonesto) porque rico (desonesto) sabe roubar.

Quando os "politicos do povo" do PT acessaram o pote de melado se lambuzaram, se embriagaram e não souberam "fazer direito" e tudo acabou vindo á tona de uma forma tão explosiva e tão transparente que ficou dando a impressão de que era a primeira vez que isso acontecia em um governo.

III.            Deus (seja lá quem ou como Ele for) me livre da cegueira de não ver que TODOS - governos e oposições, esquerdas e direitas - são igualmente manipuladores, corruptos, demagogos, mentirosos, oportunistas, aproveitadores e desonestos. É só se alçar ao Poder e logo tudo se nivela pela ganância, pela ambição, pelo egoísmo, pela mesquinharia e pela mediocridade. Deus me livre de segurar alguma bandeira, defender alguma posição, assumir algum lado, nessa "polarização" surreal onde os dois lados são explícitamente errados, ruins e negativos (embora, claro, também tenham feito algumas coisas boas). 
Que Deus me mantenha sempre consciente, isento, lúcido, atento e à parte dessa guerra de máfias pelo controle do tráfico. Sou absolutamente consciente de que tudo e todos envolvidos são marionetes de um sistema maior que controla política e economicamente o planeta e que fomenta a dominação, a injustiça social, as guerras, a decadência ética e moral e a destruição ambiental. Continuo pensando globalmente e agindo internamente. Isso tudo que está acontecendo agora é só um reflexo do que está acontecendo dentro de cada um. E só vai mudar fora quando mudar dentro.

IV.            É um saco essa obrigação quase dogmática de se ter que ter um lado para defender, uma bandeira para segurar, um time para torcer. Um porre essa coisa de ter obrigatóriamente que se ter uma galera "do bem" (que é a nossa) e uma galera "do mal" (que é a dos outros que não são da minha galera).
 E todos enchem a boca para cuspir bons argumentos e justificativas sempre prá lá de procedentes e pertinentes.
 É claro, todos os governos fazem coisas boas. Mas o fato é que o sistema é visceralmente injusto e corrupto e corrompe a todos os que chegam no poder. Não há espaço para justiça, igualdade e fraternidade. 
É só estudar História e ser minimamente bem informado. E todos, há séculos, sofrem de amnésia pré-eleitoral e se iludem que "agora o partido tal vai resolver, agora o presidente tal vai consertar tudo". E isso nunca de fato aconteceu. A merda e o perfume vem sempre misturados. E por falar em merda, a percepção que eu tenho nesse atual momento é que eu teria que escolher entre comer merda de gato ou de cachorro. E eu prefiro o jejum...

A ultima vez em que votei foi quando o Lula ganhou da primeira vez. Depois nunca mais votei. Fiquei decepcionado com a discrepância entre o que eu esperava e o que aconteceu, e também fiquei de saco cheio de ter sempre que votar no "menos pior" que é o que eu vinha fazendo há 30 anos, até porque era o que era possivel fazer. Todos os que, em algum momento, eu pensei que eram "o melhor" acabaram ou se corrompendo ou mostrando quem realmente eram. Não voto mais. 
E nesse meio tempo, entre outras coisas, tive que ouvir que se eu não votava não tinha o direito de reclamar. Ora, meu direito de reclamar não vem do fato de ser eleitor, vem do fato de ser contribuinte (existem países em que o voto não é obrigatório, mas não existe nenhum em que pagar imposto é facultativo). 
Não voto em branco nem nulo, não apareço prá votar nem justifico. 
Pago minha multa e vamos em frente. Depois que descobri que posso atuar e contribuir de outras formas me sentí liberto dessa ilusão política. 
Sigo bem informado, com visão crítica, sei ler nas entrelinhas, mas não me envolvo mais. 
Não sou alienado, sou utopista, e como isso não existe porque não é possivel com este tipo de humanidade, não participo e atuo em outras frentes (a começar pelo meu próprio interior que já é bem complicado).

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário



Nenhum comentário:

Postar um comentário